terça-feira, 13 de dezembro de 2016

a PEC 55: um DESPAUTÉRIO!


Uma das palavras para podermos bradar aos membros do Senado e a outros golpistas de plantão no dia de hoje, DESPAUTÉRIO designa-se uma "ação absurda, grande tolice; despropósito, disparate", conforme o léxicon.
Dois mil e dezesseis veio confirmar que vivemos num país em que despautérios pululam em nossa pátria e são maiores que o "Gigante pela própria natureza" do hino nacional. No campo etimológico e semântico da palavra e dos absurdos, podemos colocar a Proposta de Emenda à Constituição - PEC 55 como um sinônimo do absurdo.
Vocábulo tão palatável para nossos políticos golpistas (amantes de Dias Gomes e seu famigerado personagem Odorico Paraguaçu), nossos parlamentares são autênticos despautérios em nosso Congresso.
A palavra foi grafada pela primeira vez em dicionário em 1899, originária de Despautère ou Despauterius, "conforme se considere a versão afrancesada ou latinizada do nome do gramático flamengo J. van Pauteren, autor de um livro de 1537, Comentarii gramatici, que gozou de grande difusão na Europa entre os séculos 16 e 17, mas era uma obra “confusa e rica de dislates”, segundo o Houaiss. Para a Larousse, citado por Silveira Bueno, o homem era “difuso, obscuro e cheio de declamação”.
A síntese de tudo é que a PEC, Temer e sua choldra agora se enquadram no termo DESPAUTÉRIO, que segundo os dicionaristas era um gramático demagogo e cretino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário