sexta-feira, 19 de junho de 2009

Etimologia

Caríssimos! O Márcio Bueno me contou em seu livro o histórico das palavras, cousas muito interessantes. Aproveitem ávidos e famintos pelo o obscuro dos termos.

PALHAÇO: Artista, sobretudo de circo, que se veste de maneira espalhafatosa, com maquiagem grotesca. O termo vem do italiano "pagliàccio", nome do tipo cômico do teatro tradicional. O personagem tinha esse nome por se vestir com uma roupa bizarra, feita com o mesmo tecido listrado dos colchões de palha ("paglia", em italiano).

MUSA: Tudo quanto pode inspirar um poeta. Na mitologia grega, chamava-se Musa cada uma das nove deusas, filhas de Zeus e Mnemósine, que presidiam às artes liberais e tinham representações específicas. O termo veio do latim "musa", derivado do grego "moûsa". Deste vocábulo grego derivou também o "mouseîon" (museu), cuja acepção original era o de 'templo das musas' e que, por extensão, passou a designar 'lugar destinado à reunião e exposição de obras de arte, de peças e coleções científicas, ou de objetos antigos'. Outro termo derivado do grego "moûsa" é "mousiké", origem remota de 'música', que nos chegou pelo latim "musica".



Nenhum comentário:

Postar um comentário